fbpx

História

120 anos juntos com você.

PJota Center. 120 anos de história.tradição.sucesso.


História da Família PJota

1ª Geração:

Tudo começou quando o Sr. Jorge, avô do atual diretor do Grupo PJota, deixou sua esposa no Líbano e veio aventureiramente para o Brasil. Em busca de melhores condições de vida, instalou-se inicialmente no Estado do Rio Grande do Sul.

Nesta época, já comercializava produtos variados, transportados em malas, vendendo e comprando de porta em porta. É o que chamamos popularmente de “mascatear”, uma das formas mais antigas de se comercializar produtos.

Seis anos mais tarde, como as notícias se tornaram escassas, sua esposa D. Elisa Helena resolveu partir do Líbano rumo ao Brasil/Rio Grande do Sul, com o objetivo de reencontrar o seu “Grande Amor”.

Numa época em que todos os meios de comunicação eram muito restritos, com a determinação que todo o “Jorge” tem, conseguiu seu extraordinário objetivo. Através das informações transmitidas por seus patrícios, reencontrou o Sr. Jorge em Casimiro de Abreu/RJ.

No Brasil, o casal libanês teve seus cinco filhos e alguns se dedicaram ao comércio. No entanto, apenas o Sr. José Jorge perseverou, herdando naturalmente a vocação de seus pais.

2ª Geração:

O Sr. José Jorge deu continuidade ao comércio e encontrou em D. Arinda Rosa, originária de família tradicional da cidade de Casimiro de Abreu/RJ, sua “cara metade”.

José e Arinda, no decorrer de suas vidas, além do comércio, adquiriram a Fazenda Boa Vista. Lá montaram um engenho de cana-de-açúcar onde fabricavam e comercializavam, com muito orgulho, a aguardente “Jorgita”, considerada pelos experts como a melhor bebida da região.

Arinda, casimirense nata, sempre soube como ninguém, lidar com as coisas da terra. Gerenciava a fazenda, cuidava do gado e comercializava os produtos oriundos da propriedade.

Muito religiosa, grande exemplo “vivo” para todos que a conheceram, Arinda deu a José Jorge, 12 filhos. O mais fantástico, é que ela conseguia conciliar o esforço bruto que a fazenda exigia, com a condução harmônica de um lar, onde mais ou menos, a cada dois anos dava à luz a uma nova criança.

José no comércio, Arinda na fazenda, lado a lado, conduziam a educação dos filhos, que precisavam estudar fora. Desta forma, nunca lhes faltava a Sabedoria para resolverem os problemas, porque a fé em DEUS e o amor mútuo sempre estiveram presentes na vida dos dois.

Os filhos de José e Arinda foram crescendo, assim a aptidão para o comércio fez com que a filha Maria Teresa, após concluir os estudos na Universidade de Contabilidade, fosse ajudá-los na então antiga “Firma José Jorge”.

Maria Teresa, irmã mais velha do Sr. Paulo Jorge, tem um destaque muito significativo no comércio. Em especial com o seu pai, onde juntos introduziram um dos filhos de 15 anos, que ao recusar-se a continuar os estudos, optou definitivamente pela profissão do pai.

Como não poderia deixar de ser, o reconhecimento sempre está presente nos sentimentos da Família Jorge. Como é de conhecimento de todos, no dia a dia de qualquer empresa, há momentos de grandes realizações, alegrias, assim como também, surgem alguns imprevistos e dificuldades.

Com a enfermidade de José Jorge, foi preciso um novo diretor para gerir os negócios que não iam muito bem. O que parecia difícil na época, foi facilmente resolvido, pois quem tem na família uma pessoa do quilate e da competência de Maria Teresa, tem tudo!

Assim, as dificuldades foram superadas.

3ª Geração:

Então o Sr. Paulo Jorge, assume a “Firma” de maneira corajosa, cheio de otimismo e competência, sendo mentorado por sua querida irmã nas decisões mais importantes, a experiente Maria Teresa.

Disciplinado, dinâmico, reto, portador de um equilíbrio emocional invejável, seguia sua vocação com muito amor.

Aos 22 anos, perdeu o que lhe era mais querido: o pai José Jorge, figura que lhe deixou grandes exemplos.

Mais comprometido do que nunca, com a garra que lhe é peculiar, o empresário seguiu em frente, ampliando os negócios.

De bem com a vida e com o trabalho, sentiu também a necessidade de constituir sua própria família. Aos 29 anos casou-se com D. Helena e dessa união tiveram dois filhos: Rafael Jorge e José Jorge.

Em sua jornada de empresário, sempre foi considerado um tenaz empreendedor, tanto assim que fundou outras duas empresas.

Com o passar dos anos, a família volta a perceber que suas lojas estavam abarrotadas, faltando espaço físico, bem como espaço para arrumação e exposição de mercadorias, gerando um desconforto para os clientes, funcionários e para as próprias empresas.

O casal há muito idealizava uma loja que tivesse tamanho suficiente para acomodar todas as suas empresas, dentro de uma nova estrutura, que proporcionasse melhores condições de trabalho e conforto para os clientes e funcionários. A ideia amadureceu rapidamente nos pensamentos de ambos, ainda mais que já haviam adquirido o local que achavam perfeito para a construção do grande sonho. Então, em 1997 inaugurou o PJota Center com o maior mix de produtos da região, nos mais variados itens de acabamento, construção, móveis, eletrodomésticos, magazine e calçados.

4ª Geração:

Hoje a diretoria é composta por Rafael Jorge e José Jorge, que já tem planos para a 5ª geração que está sendo preparada.

Em 27 abril de 2016, foi inaugurada uma nova unidade da loja em Araruama/RJ.

Em 28 de julho de 2017, foi reinaugurada a nova loja de Casimiro de Abreu/RJ, que sofreu com o fatídico incêndio em 2015.

Para realizar é preciso querer… é preciso estar em paz consigo mesmo… é preciso estar em paz com o DEUS único e verdadeiro, que nunca abandona seus filhos amados, gerando condições de saúde, equilíbrio e força moral para o bom exercício do trabalho.

Desta forma, a Família PJota, enaltece a equipe de FUNCIONÁRIOS da empresa pela dedicação, pelo amor que eles devotam ao desempenhar suas tarefas. É como se cada um representasse os tijolos, a argamassa, o ferro, a madeira com os quais se edificou esta obra.

Assim surgiu o PJota Center!


Nossa Trajetória

historia-01
historia-02
historia-03
historia-04
historia-05
historia-06
historia-07
historia-08
historia-09
historia-10
historia-11
historia-12
historia-13
historia-14
historia-14
historia-14
historia-14
historia-14